Apareceu João Batista a pregar no deserto da Judeia, dizendo:
«Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus».
Mt 3, 1
IV Domingo do Advento
Já está disponível o postal relativo ao IV Domingo do Advento. «Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor» (Mt 1,20). O sonho de José orienta a sua intenção inicial para uma ligação da sua vontade à de Deus. No desenho, a linha do horizonte que marca o centro da composição, faz a ligação entre o céu e a terra, na mesma cor, com pinceladas largas que se aproximam e afastam de nós, simbolizando a harmonia plena de viver em Deus.
«Encontrareis um Menino recém nascido, envolto em panos» (Lc 2,12)
Na Comunidade da Capela do Rato, a tradicional Missa do Galo será celebrada às 23h (do dia 24 de dezembro). Dia 25 de dezembro, a eucaristia será celebrada, como habitualmente, às 11h.30. Convidamos as pessoas que vão participar nas celebrações a trazer campainhas para se tocar durante o canto de Glória.
III Domingo do Advento
Já está disponível o postal relativo ao III Domingo do Advento. «Que fostes ver ao deserto?» (Mt 11,7) João Batista, preso, não pode ver Jesus, mas ouve falar dele e recebe a notícia: “os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres.” Em que lugares inóspitos, onde está ‘o menor do reino dos Céus’, falta a nossa voz que o anuncia?
Celebração Penitencial em tempo de Advento
No dia 15 de dezembro, às 21h, terá lugar na Capela do Rato uma celebração penitencial. Contamos com a presença de alguns sacerdotes para acolherem quem desejar celebrar o sacramento da reconciliação. Em tempo de Advento, somos convidados a preparar interiormente os caminhos do Senhor: a derrubar atalhos, a fazer florir desertos, a derramar perdão sobre as feridas da discórdia.
Celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia (325) – comentários ao Credo
Para celebrar os 1700 do concílio de Niceia (325) em que se declarou a divindade de Jesus, o Filho de Deus, «consubstancial ao Pai», a Equipa de Liturgia da Capela do Rato organizou pequenos comentários a cada um dos artigos do Credo Niceno-Constantinopolitano. Os mesmos tiveram lugar ao longo de seis domingos durante a celebração da eucaristia dominical. Agora são publicados, como partilha, na esperança de poder ajudar a compreender e a viver melhor a fé que professamos no Credo.
Peregrinação a Paray-le-Monial e às abadias cistercienses da Borgonha (julho 2025)
Cumprindo um itinerário, simultaneamente, espiritual, cultural e paisagístico, aprofundámos duas tradições que marcaram o catolicismo ocidental, a espiritualidade cisterciense que deu forma à Europa no século XII, e a espiritualidade do Coração de Jesus que, a partir do século XVII, introduziu no catolicismo uma dimensão afetiva e de ternura.
II Domingo do Advento
Já está disponível o postal relativo ao II Domingo do Advento. «Uma voz clama no deserto» (Mt 3, ). O deserto, lugar estéril onde falta a água e se sucumbe perante o calor do Sol, é a fonte do anúncio de João Batista que, no local mais inóspito, batiza com água, o ouro do deserto. E se neste lugar se batiza com água, é também aqui que João anuncia que o Messias batizará ‘no Espírito Santo e no fogo.
Gravação já disponível – A “Dilexi te” em Perspectiva: Habitação / Migrações
A conversa realizou-se na Capela do Rato, no dia 2 de dezembro, e propôs uma leitura da Exortação Apostólica “Dilexit te” à luz das questões contemporâneas da Habitação e Migrações. Para o fazer, convidámos duas figuras muito conhecidas pela sua intervenção na área da Habitação e das Migrações, a arquiteta Helena Roseta e o sociólogo João Peixoto. Moderação de Ângela Barreto Xavier.





